Reunião de Câmara, 23 de junho de 2022

A reunião de 23 de junho incluiu 5 pontos na Ordem de Trabalhos (OT). 

O primeiro ponto prendeu-se com a ata da última reunião, a 9 de junho, e foi aprovada por maioria com as abstenções dos vereadores Octávio Rodrigues (PS) e Irineu Lage (PSD). 

Seguiu-se a proposta do Regulamento do Centro de Atividades Ambientais e Desportivas Aguiar Nature, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, tendo sido aprovada por unanimidade. 

Depois, foi deliberada e aprovada por unanimidade uma comparticipação financeira no valor de 7000€ ao Clube de Taekwondo de Vila Pouca de Aguiar, para fazer face às despesas inerentes à 5ª e 6ª Jornadas da Liga de Taekwondo do Norte. 

A proposta seguinte prendeu-se com a isenção de pagamento de instalação do contador de águia, ligação de água e saneamento a um agregador familiar, aprovada também unanimemente. 

Por último, foi deliberada e aprovada por unanimidade a atribuição de subsídios no âmbito da ação social escolar. 

No final da reunião o vereador do Partido Socialista, Octávio Rodrigues, solicitou a palavra para questionar o Executivo sobre a construção da estrada de acesso à aldeia da Povoação. O vereador do PS perguntou para quando está previsto o início da obra, ao que o Presidente da Câmara explicou que a mesma já está em execução e deve ser concluída até março de 2023. O vereador Octávio Rodrigues interveio novamente, para perguntar se a instalação da estrutura implica mexer nos recursos hídricos da área, tendo o Presidente da Câmara dito que não. 

O vereador Octávio Rodrigues pediu novamente a palavra para questionar o Executivo sobre a parceria estabelecida com o Reino do Lesoto. Prosseguiu dizendo que tomou conhecimento do projeto para a produção de carne Wagyu, querendo então saber que matéria-prima se pretende transformar e quais as garantias de fornecimento dado pelos investidores. O Presidente da Câmara explicou que inicialmente o interesse lesotense surgiu pelos Vistos Gold, mas que após o primeiro contacto com o Município identificaram outras oportunidades de negócio. Além do projeto para a transformação da carne wagyu, mostraram também interesse em adquirir conhecimentos junto de empresários locais sobre a extração de granito e de água, dois recursos que abundam no país. O vereador Octávio Rodrigues expressou vontade em ver os projetos concretizados, pois acredita que a parceria com o Reino do Lesoto poderá constituir uma potencialidade para a dinamização da economia e sector laboral do concelho.

Partilha!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *