Publicação jornal Notícias de Aguiar – edição 275 – 3 março 2020
Desanimados, desiludidos, frustrados e cansados pela falta de investimento e pela falta de atratividade do nosso Concelho, nada melhor do que obtermos algumas boas noticias, sobretudo de Montalegre e Cabeceiras de Basto, ambas geridas por Autarcas Socialistas.
A primeira (boa noticia) é o excelente protocolo que irá ser assinado no próximo dia 2 de Março, entre o Município de Montalegre, na pessoa do Dr. Orlando Alves e o Município de Ourense, na pessoa do Alcaide Gonzalo Pérez. Este protocolo terá como função primordial a estreita cooperação e a promoção em conjunto dos principais eventos, quer da Vila / Concelho de Montalegre, quer da Cidade de Ourense. Aproveitando a proximidade de mais uma Sexta-feira 13, o respetivo evento já será integrado neste protocolo de intercâmbio promocional. De salientar que o Município de Ourense conta no presente com cerca de 310 mil habitantes, o que é sem dúvida, uma excelente noticia para o Concelho de Montalegre e sobretudo para a sua Economia Local. Interessante é que Montalegre não esteve a espera de ser inserido com os restantes Municípios do Alto Tâmega, para em conjunto promoverem um território uno.
De seguida será feita a apresentação na respetiva cidade de Ourense de mais uma prova a contar para o Mundial de Rallycross, que se realizará nos dias 2 e 3 de Maio.
A Comissão Politica do PS do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Julga que também se poderá apresentar e promover o nosso Complexo Desportivo, para ver se alguém quer vir ate cá proporcionar uns saltos em comprimento ou proporcionar umas corridas de sacos. Mas atenção: que tragam poder económico, porque para desporto lúdico, sem rentabilidade económica para o comércio já chega. Ou então que se promova uma visita ao novo Centro Multiusos(??) na Rua Duque D`Avila, que foi criado e gasto milhares de euros, para proporcionar a meia dúzia de pessoas o estacionamento das suas viaturas. Simplesmente brinca-se com dinheiros públicos.
Outra excelente notícia prende-se com o Concelho de Cabeceiras de Basto. Segundo se pode apurar, o Brexit está a ter reações diferenciadas no Reino Unido. Se por um lado há gente contente com este desfecho, por outro lado existe uma população, sobretudo jovem e empreendedora, que não está, de maneira nenhuma satisfeita com este desenlace. Neste pressuposto o Município de Cabeceiras de Basto e a Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe encetaram contactos com um conjunto de jovens empresários, (cientistas na área da medicina) de nacionalidade inglesa para se instalarem e subsequentemente transferirem a sua fábrica para o Concelho de Cabeceiras. Está previsto a criação de cerca de 200 postos de trabalho altamente qualificados. A concretizar-se, esta fábrica irá sobretudo produzir material de apoio a tratamentos no âmbito de doenças como a Insuficiência Renal – Hemodialise.
Existem muitos jovens empresários britânicos que sentem que com a chegada do Brexit, não têm mais condições de vivência, de segurança e de intercâmbio como tinham na sua terra. Assim optam por deslocar as suas empresas para território verdadeiramente europeu, calmo e sobretudo como um deles afirmava «seguro para poder sair à noite e criar os meus filhos sem qualquer grau de insegurança….».
Cá vos esperamos e a concretizar-se, que possam alguns dos nossos jovens aguiarenses deslocarem-se para este território vizinho evitando assim uma saída forçada para as grandes cidades ou para o estrangeiro.
A Comissão Politica concelhia do Partido Socialista de Vila Pouca de Aguiar