Perda de serviços nos territórios de baixa densidade.
A desertificação dos territórios de baixa densidade, não pode ser só avaliada pela constante perda de população, mas também pelos serviços que vão abandonando essas regiões. Sempre que um serviço fecha, existem várias consequências que essa situação provoca:
- Perda de postos de trabalho;
- Sentimento de abandono por parte dos clientes/utilizadores desses serviços;
- Perda de competitividade do território.
As autarquias têm um papel fundamental na fixação e manutenção desses serviços , impedindo a todo o custo o seu encerramento ou deslocalização, em suma, deverá utilizar todas as suas capacidades dissuasoras para que estas situações não aconteçam. Infelizmente o nosso concelho tem sido muito fértil em perdas de serviços, nomeadamente, os bancários. Nos dois últimos anos, encerraram na sede do nosso concelho três agências bancárias, o Novo Banco, o Montepio e agora irá encerrar o BPI. São três serviços que possuíam/possuem trabalhadores que foram ou vão ser deslocalizados para outros concelhos e tão grave como essa situação é a sensação de abandono com que os utentes dessas instituições se sentem, perdendo cada vez mais a confiança neste tipo de organizações. A acrescentar a estas situações, referimos também o encargo que os utentes terão que suportar para se dirigirem às agências mais próximas quando tiverem que resolver situações que impliquem a presença física dos mesmos.
Em resumo o sentimento de abandono acentua-se e a competitividade do concelho diminui, ninguém quer vir para um concelho onde existe uma constante perda de serviços.
Os elementos desta Assembleia Municipal do Partido Socialista, propõe um voto de repúdio em relação ao encerramento destas entidades bancárias acima referidas Também recomendamos ao Município uma atitude proativa em relação a estas situações e propõe que o Município seja mais proativo nestes casos, pois , se quando encerrou a CGD nas Pedras Salgadas houve um movimento popular de repúdio e a Câmara Municipal, e bem, esteve envolvida ativamente nessa situação, com o encerramento destas três agências bancárias, a situação já não foi a mesma, não tendo sido tornado público qualquer demonstração preocupação. A Câmara Municipal deverá constituir-se como uma força de bloqueio para que estas situações não se repitam.
Deve ser dado conhecimento desta moção :
– aos conselhos de administração dos bancos em causa;
– aos grupos Parlamentares da Assembleia da República
– aos órgão de Comunicação Regional.
– aos Municípios do Alto Tâmega