Vivemos tempos estranhos, tempos difíceis! Estamos numa batalha contra um “desconhecido”, algo cuja comunidade científica internacional não conseguiu ainda criar um medicamento, uma vacina ou um antídoto! Como não estamos ainda à altura de exterminar a Covid19, a única arma que temos em mãos é o afastamento social e a proteção mútua. Para tal, o Ministério da Saúde em conjunto com a Direcção Geral de Saúde, têm diariamente conjugado esforços por forma a transmitir toda a informação necessária de que não é tão difícil quanto possa parecer permanecermos em segurança. Desinfecção das mãos sempre que estejamos em contacto com superfícies ou pessoas (mesmos os mais chegados).
Se por algum motivo de saúde não pudermos utilizar soluções alcoólicas, teremos que substituí-las pela lavagem de mãos com sabão ou sabonete e água em abundância. Acompanhando essa desinfecção/lavagem de mãos, é-nos solicitado também que sempre que estejamos em espaços públicos, em espaços onde estejamos em contacto com pessoas, usemos uma máscara. E por fim, o distanciamento entre pessoas, no mínimo um metro e meio. Para um problema grave, uma pandemia que nos pode levar à morte, lavar/desinfetar as mãos, usar uma máscara e manter a distância de segurança é o suficiente. Muitas foram as entidades que se mobilizaram por forma a ajudar na sensibilização para a prevenção, na distribuição de material de protecão individual e na explicação em como utilizá-lo. As autarquias locais não fugiram à sua responsabilidade, e bem. Cada uma da melhor forma que pôde, tentou e continua a tentar ajudar. Até aqui, tudo bem! Nós por cá, em todas as freguesias, esse trabalho tem sido feito e acompanhado a par e passo pela comunicação social local. A freguesia do Alvão não fugiu à regra. A distribuição foi efectuada pelo seu presidente de junta, o “Presidente” como se auto-intitulou num recente comunicado enviado à população! O mesmo presidente que na distribuição do material de protecão individual, fez questão de posar para a fotografia sem máscara e sem respeitar o distanciamento social.
O mesmo “Presidente” que num comunicado enviado à população, diz sentir um orgulho enorme na responsabilidade demonstrada pelo povo, quando o próprio totalmente na contra-mão, demonstra uma total falta de responsabilidade ao abordar os seus fregueses sem o mínimo de respeito pela saúde dos mesmos. Os mesmos que diz ter orgulho, mas que não teve qualquer pejo em desrespeitar uma população, para fazer o bonito para a fotografia. No início desta pandemia em resposta a uma tomada de posição por parte do Partido Socialista sobre um tema totalmente diferente da Covid19, fomos por algumas pessoas acusados e insultados de estarmos a fazer política à boleia deste problema, quando não corresponde à verdade! Pois bem, gostaríamos de ver qual a reação dessas mesmas pessoas e também do PPD/PSD de Vila Pouca de Aguiar, sobre esta total irresponsabilidade e esta total falta de respeito de um dos seus membros perante o seu eleitorado, perante todos aguiarenses. Um presidente de junta é eleito enquanto representante de uma franja da população e visto como um exemplo de cidadania perante todos os seus cidadãos. “À mulher de César não lhe basta ser, é preciso parecer”
P.S. – Queremos saudar todos aqueles que calcorreiam as nossas aldeias em distribuição dos equipamentos de proteção individual, aqueles que mesmo protegidos, não deixam de estar expostos e desprotegidos. Aos colaboradores autárquicos, mas principalmente aos voluntários, a todos VÓS o nosso muito obrigado.