II Jornadas Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes

Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela
John Fitzgerald Kennedy

A estaleca do ator político revela-se não em época de prosperidade, mas sim quando os revezes acontecem.  Aí se diferenciam os Homens com “H” grande, dos homens com h pequeno.

No próximo dia 5 junho, no nosso concelho, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, será celebrado o dia mundial da água. Acreditamos que tal se celebre a 5 de junho em consequência de um adiamento, pois o dia mundial da água celebra-se a 22 de março.

Olhando ao tema “água” e encaixando-o ao nosso concelho, é obvio que à primeira vista fez-nos pensar que a sessão seria extremamente enriquecedora, pois iriamos ter nova oportunidade de falarmos num dos nossos bens mais preciosos, a nossa água.

Enquanto oradores, estarão presentes nesse evento, académicos para todos os gostos, Arqueólogos, Investigadores, Engenheiros e Geólogos com fartura. Estarão também presentes representantes do Governo da República, representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Douro (CIM-AT) e também representantes da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

MAS ninguém no que à vertente do termalismo/turismo de saúde diz respeito, nem qualquer convite feito!

A organização deste evento está a cargo de várias entidades, mas aos nossos olhos sobressaem duas: A “CIM-AT” (onde se inclui a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar) e a “Pedras”, pertencente ao Super Bock Group.

Se eventualmente a questão do Termalismo estivesse totalmente resolvida, se existisse um plano público bem delineado com vista ao potenciamento do mesmo, em prol do nosso turismo e das nossas gentes, jamais nos pronunciaríamos! Assim terão uma vez mais que nos ouvir enquanto opositores de políticas que consideramos penalizadoras para o desenvolvimento socioeconómico do concelho, pois é esta a nossa obrigação e a nossa missão!

Como é possível, que elenco da Junta de freguesia de Bornes de Aguiar, na pessoa do seu presidente, que ainda recentemente esteve na Assembleia da República a pedir ajudas, não seja tido nem achado e nem tão pouco convidado para tal evento?

Será que a população da Freguesia de Bornes de Aguiar vai deixar passar isto em claro? A nós parece-nos tudo muito estranho. A data, os convidados e os não convidados!

No entanto, a nossa nota mais negativa vai diretamente para os aguiarenses com cargos na CIM-AT e também para a autarquia. Na nossa opinião, não souberam IMPOR-SE para capitalizar este evento, na oportunidade de poder alertar sobre a apatia e inércia que na vertente turística da Super Bock Group se tem mantido ao longo do tempo, com um crescimento exponencial a cada dia que passa!

No dia Mundial da Água, TODOS têm um papel de extrema importância!

Sejamos coerentes e olhemos para dentro, não podemos dizer sempre sim a tudo!     

Partilha!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *