O PS comemora o seu 47º aniversário no próximo domingo, 19 abril, com uma programação inteiramente digital, devido à pandemia COVID-19, que recomenda o isolamento social. As comemorações decorrem entre sexta-feira e domingo, apesar de, desde início do mês, o aniversário já estar a ser assinalado nas redes sociais e no site do Partido Socialista, através de uma campanha dedicada às 47 Marcas.
O programa de aniversário arranca na sexta-feira, ao final da tarde, com a iniciativa “Diálogos Entre Gerações”, que coloca frente a frente um dos fundadores do Partido, Arons de Carvalho, e a secretária-geral da JS, Maria Begonha, sob a moderação da deputada Rosário Gamboa.
No dia seguinte, no mesmo horário, às 17h00, o dirigente histórico do Partido, Manuel Alegre, irá estar à conversa com a jovem escritora Filipa Martins, e a estudante de Relações Internacionais, Filipa Maia. A conversa será conduzida por Guilherme W. D’Oliveira Martins.
“É um dever comemorarmos o aniversário do Partido Socialista, valorizando a nossa História e fazendo dela fonte de inspiração do trabalho no presente e alicerce do nosso futuro coletivo. Dadas as atuais circunstâncias, vamos fazê-lo com recurso aos meios digitais. Todas e todos estão convidados”, apela o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro.
O domingo ficará marcado pelas mensagens do presidente do PS, Carlos César, e do Secretário-geral do PS, António Costa, que serão transmitidas através das redes sociais. Ainda no domingo, o PS convida a uma reflexão sobre o futuro da vida política. Com politólogos, investigadores e ativistas, o Partido organiza a conferência “Democracia vs Populismo” com a participação de António Costa Pinto, Marina Costa Lobo, Carlos Jalali, José Santana Pereira e João Marecos. Os convidados irão vão debater as tendências, os sucessos e os riscos enfrentados pelas democracias, bem como os novos desafios colocados pela pandemia que está a mudar o mundo.
Partilha!